domingo, 30 de junho de 2013

CULPA OU RESPONSABILIDADE?

                                             CULPA OU RESPONSABILIDADE?

Responsabilidade. Do lat. responsabilitas, de respondere = responder, estar em condições de responder pelos actos praticados, de justificar as razões das próprias acções.  (Dicionário Enciclopédico, Sérgio Biagi Gregório)

O sentimento de culpa é o sofrimento obtido após reavaliação de um comportamento passado tido como reprovável por si mesmo. A base deste sentimento, do ponto de vista psicanalítico, é a frustração causada pela distância entre o que não fomos e a imagem criada pelo superego daquilo que achamos que deveríamos ter sido.(Wikipédia)


Comecei exactamente por estas duas definições, para ver se finalmente você entende a DIFERENÇA!

A RESPONSABILIDADE é a habilidade para dar resposta a um acto que se pratique, é a capacidade de poder responder pelo que se faz, ou pensa, e refere-se ao PRESENTE ou ao FUTURO,enquanto que a CULPA advém de uma reavaliação de um comportamento, e por isso refere-se ao PASSADO, e completando a interpretação psicanalítica, a CULPA é uma forma que o nosso superego  (o eu idealizado) tem de se sentir sempre em controlo de tudo, até da vida de outros, ou de circunstâncias externas.Quanto mais culpa se sente, mais controlador se é, e é esta falta de humildade do nosso ego que constrói e alimenta culpas.

Vejamos esta história que é tão comum nas sociedades ocidentais e contemporâneas:

Dois adultos pais, não se entendem, não têm nada em comum e passam o tempo em que estão juntos em duelos de gladiadores; como nunca há vencedores, a carga de raiva e frustração recai sobre um dos filhos que tem, digamos 4 anos de idade. A mãe diz para esta criança: “ estás sempre a arranjar problemas e depois o teu pai discute comigo…”,mas depois de passada a ira, à hora do jantar diz:”…já és um homenzinho (ou mulherzinha) e portanto podes comer sozinho(a)…”, deixando ( mais) uma confusão nesta personalidade em formação, como se a criança pensasse assim:” então eu já sou grande, e arranjo sempre problemas, ou já posso fazer coisas sózinho?...”.



Querendo ser sempre aceite e aprovado pelos pais e outros adultos, se esta criança continuar a receber estas informações contraditórias, vai chegar à idade adulta a confundir culpa ( porque sempre sentiu que era obrigatório controlar os acontecimentos ) com responsabilidade, que não a tinha de facto, porque NENHUMA CRIANÇA TEM CAPACIDADE DE DAR RESPOSTA AO CONFLITOS E IMATURIDADES DOS ADULTOS.

Como adultos, só temos mesmo a RESPONSABILIDADE de responder no PRESENTE pelas escolhas que fazemos, ( dentro do que APRENDEMOS ATÉ ESSE MOMENTO e não naquilo que achamos que já devíamos saber…), e quando assumimos RESPONSABILIDADES , ENVOLVEMO-NOS COM OS RESULTADOS.

Deixo estas palavras inspiradoras de W.H.Murray, de maneira a que possa entender melhor esta dinâmica interactiva entre RESPONSABILIDADE- EMPENHO e RESULTADOS:

“Até ao momento em que nos COMPROMETEMOS, hesitamos, temos a oportunidade de voltar atràs, sempre ineficazmente. No que respeita a todos os actos de iniciativa ( e criação), existe uma VERDADE ELEMENTAR, cuja ignorância, aborta incontáveis ideias e planos perfeitos: A VRDADE de que, na altura em que nos comprometemos definitivamente, a providência movimenta-se a nosso favor; há todo um fluxo de acontecimentos que FLUEM de DECISÃO tomada, MOVENDO-SE EM NOSSO FAVOR sob a forma de incidentes imprevistos e felizes, encontros e apoio material, que ninguém teria sonhado acontecer. Mas fez-se necessário DECIDIR e COMPROMETER-SE”

Sejam quais forem as culpas que sente, examine-as e pergunte-se: Eu sabia e podia ter feito diferente?...( não melhor…diferente…).Se podia, PERDOE aquele “eu” que 
cometeu os erros, e RESPONSABILIZE-SE pela sua vida
 AGORA… Se reconhece que NÃO PODIA mesmo, então desapegue-se dessa necessidade de controlar tudo, e
 apenas aja, decidindo ser RESPONSÁVEL , e dar 
respostas à VIDA!


Sem comentários:

Enviar um comentário