sexta-feira, 7 de junho de 2013

SE ESTÁ À ESPERA, ESPERE SENTADO...

SE ESPERA QUE OS OUTROS O FAÇAM FELIZ, ENTÃO O MELHOR É SENTAR-SE MESMO...






Aquilo que vou escrever hoje, não é fácil de engolir...

Não é, porque toda a nossa cultura familiar, social e religiosa está impregnada de uma grande mentira: 
TEMOS QUE FAZER OS OUTROS FELIZES, E ELES A NÓS...




Sendo assim, muito cedo na vida, começàmos a esperar que os outros nos fizessem felizes, e que gravitassem à volta do nosso mundo pessoal, como se fossem satélites à volta do Sol.

Isto é verdade quando somos crianças pequenas, irresponsáveis, e despreparadas para vivermos por nós mesmos; o problema instala-se quando PERPETUAMOS esta crença para a adolescência e idade adulta: PROJECTAMOS nas pessoas que connosco vivem e convivem, o amor, a protecção e a obrigação de cuidarem de nós, de nos agradarem e de nos fazerem felizes; e bem, como são humanas, as pessoas falham, não correspondem ao que exigimos delas e depois, vem a cobrança...

Pois tenho uma má notícia para si:

OS OUTROS(sejam eles quem forem) NÃO ESTÃO CÁ PARA O FAZER FELIZ...

Porque têm uma vida própria, missões e objectivos para cumprirem, e compromissos de honra com a própria Alma, e por isso NÃO PROMETERAM viver para contentar ninguém.

SÓ QUANDO SE CUMPRE COM A PROMESSA DA PRÓPRIA FELICIDADE, é que o paradoxo se confirma:

SÓ QUEM É FELIZ, É QUE PODE FAZER OS OUTROS FELIZES...
Nada pode ser arrancado com sacrífício e auto anulação.

OU SE AMA, ou não.Se é por SACRIFÍCIO, então não é por AMOR.

Não confunda as coisas...

Os católicos acreditam que Jesus Cristo morreu numa cruz por sacrifício à humanidade.
Eu não acredito! 

Creio que Ele morreu pela Humanidade por AMOR, e a "doação" que Ele fez do próprio Corpo físico, foi feita com toda a Consciência Suprahumana que Ele tinha.

Quem ama com sacrífício, dá com sacrifício e vive com sacrifício pelos outros, vai sempre COBRAR o que amou,deu ou viveu, porque há sempre aquela parte de nós que se vai sentir mutilada e abandonada, por ter feito algo e não receber nada em troca; em contrapartida quem AMA, DÁ e VIVE por AMOR sem condições nem expectativas, então nem sequer se lembra de esperar pelo retorno, e o mais paradoxal de tudo, é que é exactamente essa pessoa que mais recebe na vida.

Ocorreu-me escrever hoje sobre este tema, porque ouço muitas vezes pais a dizerem aos filhos que se SACRIFICARAM por eles, mulheres a dizerem a maridos, que por causa do casamento, SACRIFICARAM carreiras, funcionários de empresas que dizem que SACRIFICAM as famílias por causa do trabalho, amigos a dizerem que "salvaram" alguém da miséria com SACRIFÍCIO e no meio de tanto SACRIFÍCIO, não sinto nem vislumbro amor, doação ou partilha; estão sempre à espera de receberem reconhecimento...

E dirá você desse lado:"...e então, nem esperar um obrigado...?"
Porquê? Sentiu-se OBRIGADO por alguém, alguma coisa ou queria apenas mostrar-se em condições "superiores"?

Eu sei que isto é duro, mas quanto mais depressa você decidir que faz por AMOR ou por SACRIFÍCIO, mais rápido toma consciência da sua escolha, e aí, dependendo da forma como É NA VIDA, das duas uma:

OU FAZ POR AMOR, e só o facto de SER ou FAZER, já É em si a RECOMPENSA...

OU FAZ POR SACRIFÍCIO, e vais estar sempre FRUSTRADO, porque o que recebe(se é que recebe) nunca vai ser o suficiente para você se sentir RECOMPENSADO...

Então...NÃO ESPERE (nem sentado) e OCUPE-SE A SER FELIZ, à medida daquilo que PODE SER.

Por aqui, EU SOU FELIZ, quando escrevo para si, e me FOCO no que de MELHOR de mim tenho para lhe dar!

Quer comentar?...





Sem comentários:

Enviar um comentário