terça-feira, 2 de abril de 2013

O DIA DA IRA...


                                                                 O DIA DA IRA
É ISSO MESMO…


Qualquer um de nós está sujeito a zangar-se e a sentir raiva (ira), pois ela é apenas uma das inúmeras Emoções humanas, inclusivamente, uma das cinco Emoções Básicas.
No Ocidente, há séculos que se reprime a expressão da raiva, pois isso poderia ter causado grandes calamidades sociais, dado que ninguém ensinava como a colocar para fora, sem fazer estragos; se por um lado, se treinavam soldados e militares para terem e expressarem raiva( o que era muito útil e proveitoso para os combates), pelo outro lado reprimiam-se os sinais de raiva e protesto à populaça (não fossem eles dar cabo do sistema institucional montado …), mas também vejamos: alguém ( a não ser as elites religiosas e filosóficas) ensinou a alguém a lidar, gerir e entender a raiva?...

Ainda hoje, nas nossas sociedades contemporâneas, a RAIVA é vista e sentida como uma ameaça devastadora que é preciso controlar com a força.

Felizmente as várias correntes de Psicologia, e alguns eruditos religiosos, já ensinam a lidar com a raiva, sem a extravasar alucinadamente, nem a conter até à supressão, pois existe o Caminho do Meio:  Expressar assertivamente, com Inteligência Emocional e de uma forma construtiva:
Reconhecer que estamos com RAIVA – Senti-la sem medo dela – Expressar, usando uma ou mais estratégias Inteligentes de a representar– Deixá-la ir (desapego da raiva)- Relaxar e descontrair das tensões provocadas…

RECONHECER – Sim, estou cheia(o) de raiva, e depois?... Estou zangado, frustrado, magoado….
SENTIR (sem medo dela) – Sinto este calor e agitação, e até parece que o coração me salta do peito…  (sintomas físicos).Sinto esta vontade de partir tudo, de gritar, de esmagar… (sintomas emocionais e mentais).
EXPRESSAR – Vou correr, caminhar vigorosamente…vou arrumar a arrecadação que está há meses num caos… vou jardinar…vou escrever à pessoa ou situação com quem estou zangada(o) até me cansar…vou gritar para a praia ou para um descampado… vou dar uns murros no colchão, até me sentir farta (o)…  e depois vou fazer o que é preciso para que esta situação não se repita (pelo menos tão depressa…).Mantenho-me longe de telefones e e-mails, permito-me ter este tempo para a RAIVA…
DESAPEGO – Apesar de ter sentido (ou ainda sentir) esta raiva, eu continuo a SER uma PESSOA; Eu não sou esta raiva… EU SOU muito mais do que uma Emoção…AGORA  que venha a calma e paz internas, pois a hora da raiva já foi… eu estou grata (o) à raiva porque me deu esta possibilidade de me entender e de a entender , de me aperceber como ela surge na Mente e no corpo, mas agora ACABOU…
RELAXAR -  Agora vou respirar CONSCIENTEMENTE, sentindo a plenitude da RESPIRAÇÃO, soltar as tensões através da EXPIRAÇÃO, voltar ao meu centro, e seguir com o que está à frente para viver o dia…

Bem…mas às vezes, ou não temos consciência de que estamos verdadeiramente IRADOS (apenas impacientes, irritadiços, intolerantes? ...São ALERTAS de que uma tempestade interna já está formada…), ou a RAIVA apanha-nos de rompante numa circunstância em que não podemos EXPRESSÁ-LA  de maneira nenhuma (ou quase…).Nesses momentos é FUNDAMENTAL manter a Inteligência Emocional  e o raciocínio adequado, mesmo que nos sintamos verdadeiramente ATACADOS, e prometermos a nós mesmos, que o mais rapidamente possível (talvez na hora de almoço?...) a vamos ouvir e dar-lhe o tempo que precisa…( ela está a cumprir a função dela… activar os seus mecanismos de sobrevivência), só que a maior parte das vezes (por ser uma Emoção do EU BÁSICO), nós sentimos ATAQUE , mas ninguém nos está a atacar, apenas também a defender-se de algo… e é quando ficamos a sós com a nossa RAIVA que vamos perceber isso…

A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL  é a sua maior ALIADA e CÚMPLICE para fazer este processo, e a EXCELENTE NOTÍCIA é que se pode aprender e TREINAR… e aprender MINDFULNESS (que é como quem  diz” atenção plena”), é o seu maior TRUNFO e INSTRUMENTO para não se sentir cego pela ira, nem passivo à sua passagem…
De todas as maneiras, se você tem frequentemente acessos de IRA e RAIVA, e se se zanga ao mínimo estímulo, procure uma (um) Psicoterapeuta que o guie em segurança através dos territórios do inconsciente, até encontrar a razão mais antiga e ancestral para essa raiva toda inexplorada, e depois pelo processo de AUTO PERDÃO, e PERDÃO a quem o feriu tão ferozmente… Mas vá com calma, uma coisa de cada vez, sem atropelos, nem subir três lances de escada de um só pulo…nunca resulta…

Vale o empenho que puser nisso!...Explodir, ou dar cabo da pressão arterial e das supra-renais é que não é mesmo solução inteligente!...
SEJA O SEU MELHOR AMIGO E PARCEIRO… A VIDA CONFIA EM SI !

Sem comentários:

Enviar um comentário