quinta-feira, 11 de abril de 2013

CUIDADO...SE VOCÊ NECESSITA CONSTANTEMENTE DA APROVAÇÃO ALHEIA...



A NECESSIDADE DE APROVAÇÃO, é uma das mais terríveis armadilhas da sociedade humana. É difícil lidar com a desaprovação e mais fácil (e menos doloroso) adoptar comportamentos que obtenham APROVAÇÃO, mesmo que seja à custa da independência conquistada ao longo da vida adulta. A busca de aprovação deixa transparecer que se permite que a opinião dos outros  o manipule e controle.
Esta necessidade de aprovação baseia-se num pressuposto: “Não confies em ti próprio; pede primeiro a opinião de outra pessoa”.
A nossa cultura reforça a busca de aprovação como padrão de vida.
Repare nas esferas políticas: Todos eles vivem da aprovação das suas hostes, tentando a gradar a gregos e troianos, dizendo o que mais agrada ao grupo A, e logo que lhes convém, o discurso fica agradável para o grupo B.
As pessoas vivem prioritariamente para agradar, investem na imagem(persona), na busca obsessiva de aprovação…vivem para as aparências...
Na vida quotidiana, as pessoas, quase automaticamente, concordam com alguém de quem temem uma qualquer desaprovação, mesmo que essa concordância vá contra as suas opiniões e valores; o funcionário que fica mais horas no trabalho, porque teme a desaprovação do chefe ou patrão; o filho que ao temer a desaprovação e zanga do pai, se submete a jogos familiares contra a mãe.


A livre expressão do pensar e do sentir, torna-se perigosa para as instituições que são o baluarte da sociedade.
“Não confies em ti próprio” é a essência da necessidade de vassalagem.
Tornar a opinião do(s) outro(s) mais importante do que a sua, e depois não ter aquela aprovação, dá-lhe toda a razão para se sentir deprimido, sem valor, culpado, porque afinal foi você que permitiu e concordou que os outros são mais importantes do que você.
A concessão de aprovação é uma forma extraordinária de manipulação.
Você deu o seu valor e poder aos outros e se eles se recusarem a aprovar o que você pensa e sente, então você sente-se sem valor, sem nada… E desta maneira, quanto mais precisa da aprovação dos outros, mais dependente deles fica, sujeito às suas manipulações.
Quaisquer passos na direcção da sua auto-aprovação, ou da independência relativamente à opinião dos outros, são movimentos que desagradam a quem manipula e controla.Estas atitudes de quem decide recuperar a sua dignidade e autonomia são apelidadas de egoístas,desprendidas ou de falta de respeito.
Reflicta sobre as manobras de manipulação e sedução que a sociedade usa para manipular e controlar massas, de forma a manter toda a gente dentro das “normas e padrões” que grandes grupos engendram.
Desde cedo, ensine os mais jovens a confiarem no que pensam, para que possam respeitar o que “os outros” pensam…
Treine o comportamento de”apesar de aceitar o que tu pensas, eu tenho outra opinião…”
Creia no que sente, confie nos seus raciocínios, e nunca imponha ideias. Exponha-as de forma firme e gentil, e será respeitados por todos
Finalmente, resgate o seu poder natural, assuma-o e viva-o com leveza.

Sem comentários:

Enviar um comentário