segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Desabafos De Uma Mãe...

Pressa De Ser...



Ora pois bem…

Convidaram-me para participar / escrever/ partilhar a minha experiência, não como bloguer, mas como mãe, e mulher que sou.
Experiência essa que felizmente partilho com milhares, milhões de outras mulheres.

O meu único objectivo para já, é apenas partilhar pensamentos, dúvidas, aprender e acima de tudo, que seja uma experiência nova extremamente enriquecedora.
Bem, passemos às apresentações:

Sou mulher, mãe de duas lindas princesas uma com 15 e outra com 7 anos ( a de 15 é uma PRINCESA, mas ainda digo ainda  não descobriu isso mas vamos dar-lhe tempo, pois está em plena revolução hormonal o que nos (a nós mulheres principalmente) “destrambelha” o cérebro e de outra que acha um “must” estar quase a fazer 8 anos, pois irá entrar na dita “PRÉ-ADOLESCÊNCIA”(diz ela…)

Como diz a minha filha mais velha, essa “cena” da pré- adolescência (ou esse novo titulo que inventaram para as criancinhas antes da “dita” adolescência) é o quê mesmo?

Já pesquisei, já me empenhei em tentar entender, já conversei com outras mães, mas a pergunta na minha cabeça continua:

“MAS QUE RAIO É ISSO DA PRÉ-ADOLESCÊNCIA?”
Pré-adolescência é uma das etapas do desenvolvimento humano caracterizada por anteceder a entrada na adolescência. Nesse período da vida as crianças passam a ter mais responsabilidades (deveres), ao mesmo tempo em que passam a querer e exigir mais respeito de outras pessoas - particularmente dos adultos. A criança nesta faixa etária passa a compreender mais a sociedade, ordens sociais e grupos, o que torna esta faixa etária uma área instável de desenvolvimento psicológico. Porém, alguns grupos de pessoas não aceitam essa classificação, colocando os pré-adolescentes já como adolescentes.
(fonte: Wikipedia)

“Ós portantos” fiquei depois disto com ainda mais dúvidas:

Requerer mais respeito da parte dos adultos ?, mas porquê? Nós adultos não devemos respeitar as crianças sempre independentemente da idade?

 É que se idade significasse mais respeito não teríamos o mundo, ou para já não falar do nosso país, repleto de pessoas mais experientes a serem tratadas abaixo da dignidade humana….
Mas qual respeito, se os nossos jovens, ou maior parte deles, por muito respeito que lhes ensinemos a ter pelos outros; o “cool”, o “fixe” é ser-se rebelde, inconveniente e mal –educado?

Passa a compreender mais a sociedade…hummmmm….Pois é….Se na pré, e na adolescência eles nem a eles se compreendem quanto mais….Compreender ordens sociais? Ou aprender a desobedecê-las só para ser um “membro “ integrante num certo grupo (começar a fumar, a ter comportamentos desviantes, etc, só para ser reconhecido num dito “grupo”? Pois talvez o grave seja isso mesmo…)

Será isto um vislumbre para nós mães (principalmente a nós que somos mães de raparigas? salvo raras excepções) do que nos espera daqui a uns anos?

Será então um “ cargo”, ou nome pomposo?
Será um pré-pesadelo? ( ahahahah, desculpem a ironia)
Seja o que for esta coisa dos “prés” não me convence nadinha, pronto!

No meu tempo (agora parecia aquela senhora do anuncio), ou se era criança; ou se era jovem, ou se era adulto, e… MAI NADA !
E assim deveria, na minha modesta opinião continuar, pois a mim como mãe baralha-me o “Tiko e o Teko” andar permanentemente a tentar entender a que idade a pré e a adolescência se iniciam, pois a maturidade de cada criança influencia o inicio de cada uma delas nesta fase.

Depois ainda há aquela “comichão cerebral” que me incomoda sobre este assunto que é a seguinte: Porque há adultos com comportamentos de pré-adolescentes, adolescentes com comportamentos de adultos, e pré-adolescentes com comportamentos de adolescentes e ainda aqueles que não se encaixam em “posto” nenhum?
Sou portanto completamente contra este tipo de rótulos, cargos, postos, como lhe queiram chamar. E PRONTO !!!!

Depois há ainda a “pressa de ser”…ou pré, ou adolescente ou adulto …
E uma pessoa madura é o quê?
Idoso?
Pós – adulto?
Pré- caquético?
Para rapidamente ambicionarmos (nostalgicamente ou não, essa conversa ainda dá pano para mangas) voltar a ser, ou a ter um “posto/ cargo” que jamais voltaremos a ter ou a ser…
Ora vá quem queira entender estas criaturas de Deus a quem chamamos….SERES HUMANOS….

RITA MORAIS para ETC...E TAL...


Sem comentários:

Enviar um comentário