sábado, 14 de novembro de 2015

Mas O Que É Que Aquela Gente Quer Afinal?...(Os Terroristas)


Que tipo de mensagem sobre o terrorismo, estamos a passar às gerações mais novas?


Hoje de manhã (sábado 14 de Novembro) a minha neta de 18 anos perguntou-me:
- Avó, o  que é que “aquela” gente quer afinal? (Os terroristas sobre os atentados em Paris)
- Aterrorizar, respondi  eu. Imporem as suas regras pelo terror.
- O quê? Eles fazem isto tudo pela religião deles?
- Não – respondi de novo, NÃO É EM NOME DA RELIGIÃO DELES, mas SIM, DA INTERPRETAÇÃO que eles fazem da religião que têm. A Religião deles, não é má nem boa, é apenas mais uma forma de se ligarem a Deus.
- Mas a religião deles diz para matarem, e se suicidarem?
- Não, querida, não diz nada disso, mas o ser humano tem interpretações deformadas do que dizem as leis, mesmo as leis religiosas.
- Mas eles são todos assim?
- Claro que não, não confundas a árvore com a floresta. Estes extremistas, foram educados no ódio e no terror desde que nasceram, e só vêm o mundo a preto e branco; aprenderam, porque lhes ensinaram a não terem emoções de empatia, e pensam que têm o poder de vida e de morte; julgam-se Deus, e não AO SERVIÇO de Deus.
Imagem da Internet

-Porque é que não se faz um ataque militar aos países deles e acabava-se com isto?
- Porque não há apenas um país onde eles estejam; eles espalham-se por todo o mundo, por isso a empresa fala de “células” em todo o lado. É como um cancro que se espalha por um corpo…
E lá lhe disse, que ela já estava a ser contaminada pelo mesmo “vírus” de ódio que eles foram…
-Então que solução darias tu a isto?
Querida, NÃO HÁ UMA SOLUÇÃO RADICAL… porque este ódio existe há milénios, e ainda nenhum exército acabou com o terrorismo, respondi eu, HÁ SOLUÇÕES INDIVIDUAIS que TODOS podemos pôr em prática: aprenderes e praticar a empatia, DAR VALOR À VIDA como atributo, e NÃO À MORTE como solução final, OBSERVARES  (como um detective) TODOS os aspectos positivos das pessoas que encontras, em vez de te focares apenas no mal que provocam, e entenderes que  a maldade aprende-se, e NÃO É INTRÍNSECA no Homem.
Se fizeres isto, entras num  tipo de espiral ascendente que te leva a encontrares sítios, pessoas e circunstâncias PACÍFICAS, e só isto É A SOLUÇÃO para o terrorismo. O terrorismo está na mente do Homem, e por isso não tem fim…mas a Bondade também…

Sem comentários:

Enviar um comentário