domingo, 8 de março de 2015

Dia Internacional De Todos...



Se há coisa que me irrita mesmo, é celebrar datas porque sim...
Sejam Natais, Páscoas, Santos Populares ou os dias disto e daquilo.

Há uns dias, a comentar com uma paciente minha que me dizia que a manicure dela estava com as marcações lotadas para sábado dia 7 de Março, porque no Domingo era o Dia Internacional da Mulher...fiquei irada (não porque as marcações da manicure estavam lotadas, ainda bem), mas pelo comentário que a minha paciente me retorqiu perante a minha indiferença a essa comemoração:

- Mas assim, pelo menos sinaliza-se o dia, como sendo um dia especial...

Mas que tipo de "especialidade" é esta que só se serve uma vez por ano, e naquilo que é FULCRAL E NUCLEAR, a grande maioria das pessoas assobia para o lado?

Quando são as MULHERES os grandes ALVOS* da Violência Doméstica, Mobbing (Agressão Psicológica no Trabalho), Assédio Sexual e Exploração Laboral, sobrecarregadas com inúmeras tarefas sobretudo quando se divorciam ou separam dos pais dos filhos, onde estão as flores, os postais, as prendinhas e o ir almoçar fora nestas situações?
Onde está a SOLIDARIEDADE HUMANA para as ORIENTAR, OUVIR e mesmo propôr RESGATAR?
Onde estão aqueles que as podem aliviar um bocadinho de tanto peso e tantas tarefas?

SIM, eu sei que já se faz muita coisa, e BENDITAS SEJAM essas PESSOAS e INSTITUIÇÕES, mas onde tudo começa? NAS FAMÍLIAS!!!
Faz-se alguma PREVENÇÃO e/ ou INTERVENÇÃO nas FAMÍLIAS?
Há muita gente a interessar-se por pegar no problema onde ele nasce?

Parece assim à primeira vista que Portugal mudou imenso nos últimos 40 anos...
mas é toda uma mudança superficial.

A maior das Mudanças ainda não foi feita:
A Mudança de MENTALIDADES e da RESPONSABILIZAÇÃO!

Sendo assim:
E assim como NATAL É QUANDO UM HOMEM QUISER...
Também o DIA DA MULHER É QUANDO UMA MULHER QUISER...


* Não escrevo vítimas, porque é um estado a que qualquer pessoa deve aspirar ultrapassar o mais rápido possível.




Sem comentários:

Enviar um comentário